Nesta terça-feira, 7, fomos a Iporá. Concedemos entrevistas para vários veículos de comunicação, sobretudo as rádios locais, mas nossa principal ação na cidade foi nos encontrarmos com nossos colegas professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Câmpus da UEG na cidade. Dialogamos com cada segmento para saber deles quais são as suas demandas e para responder aos seus questionamentos. Assim têm sido os nossos encontros nos Câmpus.
Também tivemos a oportunidade de visitar a Feira de Geografia, evento que é promovido pelos alunos do curso de Geografia da UEG. Esta feira está acontecendo na praça principal da cidade e tem um conceito muito parecido com o projeto “Meninas da Vila”, que implantamos no Câmpus Inhumas e que visa integrar a sociedade com os projetos desenvolvidos pela Universidade. Este será um dos pontos centrais de nossa gestão: integrar a Universidade com a população das cidades onde a UEG está presente.

Precisamos trabalhar para resgatar a importância que a UEG tem para a comunidade. Os Câmpus são importantes para as regiões onde eles se encontram, pois a Universidade tem um papel social muito grande. A UEG atende e garante o acesso ao ensino superior para muitas pessoas da comunidade. Isso está ficando em segundo plano, mas não podemos nos esquecer de que essa é a razão de ser da UEG.
A Universidade tem o compromisso de atender as demandas da comunidade, logo, a UEG tem que ter condições para fazer cursos de capacitação para servidores. Os servidores temporários, por exemplo, não têm acesso aos cursos de formação. Isso não pode acontecer. Temos como proposta criar um Centro de Capacitação Profissional para qualificar todos os profissionais da nossa Universidade, o que deverá ser feito de acordo com a demanda de cada Câmpus, independente dos cursos que lá existam.
Implantamos essa proposta no Câmpus Inhumas, em 2014. Os servidores participaram de dois cursos de qualificação que eram de interesse daquela comunidade, durante o horário de trabalho, uma vez por semana. O reflexo disso foi uma equipe mais entrosada e com maior participação na tomada de decisão. Esse é o modelo de administração que queremos implantar, pois somente com a participação de todos, avançaremos rumo à UEG queremos.
Esses foram os principais pontos do nosso diálogo com os quadros do Câmpus Iporá. A noite, nos encontramos com todos os alunos e professores no pátio. Foi uma excelente oportunidade para dialogar. Agradecemos ao Câmpus Iporá pela receptividade e atenção em nos receber. Avança UEG!