Por Carla Conti
A discussão sobre gestão do conhecimento nos cursos de licenciatura é recente e o conhecimento produzido é disseminado em eventos e publicações da área. O problema é não haver uma sistemática divulgação entre os pares, no intuito de possibilitar novas pesquisas e discussões sobre o principal interesse: o ensino.
Estudos sobre a gestão do conhecimento na área da educação se iniciaram na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, por meio do projeto de pesquisa “A gestão do conhecimento e a formação de professores: aspectos inovativos das atividades da universidade”, cujo objetivo é analisar o papel das atividades da universidade na criação e difusão do conhecimento sobre a formação de professores.
Para isso, são consideradas a produção e a disseminação de conhecimentos, relacionadas às ações de extensão, aos projetos de pesquisa e de ensino – especialmente às atividades advindas do projeto de estágio supervisionado dos cursos de Letras e Pedagogia – e ao curso de pós-graduação lato sensu “Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação”, que tem foco na formação continuada de professores.
Ao longo de dois anos, o projeto de pesquisa obteve vários resultados, entre eles: a elaboração e a implantação do Observatório de Idéias e do Núcleo de Pesquisa da UEG, e a produção de trabalhos de conclusão de curso sobre a temática. Podemos dizer, portanto, que cada uma dessas ações contribui para a construção e divulgação do conhecimento na área de educação e formação de professores e representa um aspecto inovativo das atividades da universidade.