A gestão de uma universidade deve ser feita tendo em vista o futuro, pois é reconhecidamente importante o papel dela no processo de desenvolvimento das nações atuais. Por isso, as instituições de ensino superior, como um local de produção de conhecimento e que contribuem para o avanço das ciências e para o desenvolvimento das pessoas, devem olhar sempre para frente.
A visão do gestor de uma universidade precisa ser para o futuro e também para fora. Uma universidade não pode se preocupar apenas com o interno, pois o “olhar para fora”, fazendo parcerias com outros setores da sociedade e cuidando das necessidades locais, torna a instituição mais solidária e amplia seu escopo de atuação.
Nesse sentido, abrem-se as possibilidades de incremento para as ações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, gerando possibilidades de interação e inovação. Ações assim podem incluir a universidade no hall das instituições de qualidade elevada, gerando maior credibilidade e consolidação para ela.
É assim que vemos o futuro da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem profissionais de qualidade, docentes que buscam aperfeiçoar seu trabalho a cada dia, servidores técnico-administrativos que vestem a camisa da Universidade e alunos ávidos por conhecimento. O que falta à UEG é uma gestão que entenda a usas demandas e tenha condições de saná-las. Isso só pode ser alcançado por meio do diálogo, algo que falta à instituição atualmente.
A UEG é grande, plural e essencial para o Estado. Seus quadros têm esse entendimento e, exatamente por isso, possuem uma vontade de mudança. A chapa Avança UEG surgiu desse desejo, que é de muitos professores, alunos e servidores técnico-administrativos que entendem que o avanço da UEG depende de um exercício coletivo.
É por meio desse exercício que podemos definir ações e planos em busca de um projeto verdadeiramente produtivo, com olhos na geração do futuro e na sociedade goiana que queremos construir. Nosso olhar é para frente e não para trás. Queremos avançar, ir além, com o objetivo de alcançar a UEG que queremos. Por isso temos conversado com todos os quadros de nossa Universidade.
Ao contrário do que fizeram os gestores anteriores, vamos valorizar os novos e qualificados servidores que a instituição tem e que devem compor os quadros de nossa gestão. Nos últimos anos, vários efetivos se juntaram à Universidade, profissionais que nos ajudarão a gerir essa gigante chamada UEG. É essa a nossa postura. Entendemos que a UEG possui pessoas qualificadas e que deve olhar para aquilo que tem de mais valioso, sem se precipitar. Avança UEG!
Matéria veiculada no Jornal Diário da Manhã do dia 15 de junho de 2016 / Página 19