Por Carla Conti / Créditos da foto: Ascom/UEG
Quando nos propomos a realizar o curso de pós-graduação lato sensu em “Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação”, no câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), pensamos em promover uma inter-relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, por acreditarmos na relevância da problematização de saberes na área de formação de professores e na construção de novos conhecimentos que visam solucionar os problemas da realidade educacional por meio da formação continuada de professores, gerando inovações na área.
O curso, que consideramos de grande relevância para a produção e a disseminação do conhecimento, destaca a organização do currículo por eixo temático, motivado por uma questão problematizadora. Dois professores do curso e eventuais convidados especialistas na temática ficam responsáveis pela realização de cada eixo, além de desenvolverem atividades em ambientes externos à sala de aula.
O ponto chave é que, ao considerarmos a relevância da gestão do conhecimento na área de educação e formação de professores, promovemos uma ampliação do saber e uma releitura das atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade e da inter-relação entre elas, criando novas práticas e novas formas de ensinar, aprender e entender o processo de formação de professores. Nesse sentido, os estudos sobre gestão do conhecimento destacam seu aspecto “transversal e interdisciplinar”.
Entendemos que o docente, ao trabalhar em coletividade, agrega saberes e pode desenvolver projetos que não envolvem apenas outros professores, mas também os alunos e o ambiente escolar. Nossa finalidade é sempre proporcionar a autoformação, a heteroformação e a ecoformação, que ajudam na efetivação da aprendizagem do aluno, assim como na sua ação educativo-formativa e na formação do meio ambiente material.
Por isso, preparamos o docente para ter um perfil transdisciplinar que seja capaz de discernir, que tenha atitude crítica diante dos problemas e que seja pesquisador, interdisciplinar e que promova inovação.
Esse é um exemplo de contribuição do curso de pós-graduação para a criação e disseminação do conhecimento. Por meio dele, há a compreensão sobre a necessidade de a universidade se reinventar, criando novas formas de resolver os problemas impostos pela atualidade. Além disso, a formação transdisciplinar dos professores pode contribuir na realização de atividades inter-relacionadas e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Os resultados das pesquisas realizadas na UEG, câmpus Inhumas, compõem, portanto, um acervo de novos conhecimentos que, quando disponibilizados à comunidade, geram outros saberes, destacando a capacidade da universidade de contribuir na formação das pessoas, fazendo com que elas sejam capazes de agir no contexto em que vivem para, assim, solucionarem problemas, baseados na ética e nos valores humanos.